Menu fechado

O que é um Web Design?

Cada dia que passa a internet tem feita parte maior da vidas das pessoas. A internet tem sido usada para se relacionar com pessoas, entretenimento, venda de produtos, divulgação de serviços e como canal de comunicação.

Para que tudo isso funcione é necessário que tenha técnicos de informatica especializados na areá de internet. Assim surgiu essa categoria especifica para desenvolvimentos via web que são os Web Designers

Qual é a função de um Web Design?

Resumidamente a função do Web Design é desenvolver e divulgar sites. Esses serviços requer varias etapas, começamento pelo estudo do publico alvo, ferramentas que podem ser utilizadas e planejamento.

Logo de cara já vemos que o serviço de web design vai muito além de criação de sites, também está ligado diretamente ao marketing digital e todas as ferramentas possíveis de divulgação.

Web Design x Marketing

O Web Design e o Marketing estão totalmente ligados. Muitas pessoas acham que para ser bem sucedido nessa profissão basta ser um bom desenvolver e design, Mas o marketing está ligado diretamente ao sucesso do site após o seu desenvolvimento.

Por isso antes de iniciar um projeto é necessário um estudo do publico que o cliente deseja alcançar e quais são as melhores ferramentas para alcançar um determinado publico alvo.

Após esse estudo é necessário um planejamento desde ao inicio de desenvolvimento, projeto final e divulgação.

Mais a frente iremos mostrar as melhores ferramentas de divulgação

Desenvolvimento de sites

Após o planejamento entra o desenvolvimento do site. Existem vários tipos de sites, formatos e plataformas

Site Institucionais

O mais procurado costuma ser os sites institucionais que tem como objetivo apresentar empresas e serviços, existem diversas opções como HTML, WordPress e Joomla.

Sites com conteúdo mais fixo e simples podem ser desenvolvidos com HTML as plataformas como WordPress e Joomla são utilizados em sites que necessitam de atualização recorrente, além de terem ferramentas de interação como artigos e notícias

Lojas Virtuais

Lojas virtuais são sites que tem como principal objetivo mostrar seus produtos e vende-los on-line.

Para que tudo isso funcione é necessário ter uma catalogo de produtos, carrinho de compras, pagamento on-line, cadastro de clientes e entre outras ferramentas.

A maiorias das empresas costumam utilizar plataforma de E-commerce. As mais conhecidas são Magento, Open Card e WooCommerce. Cada plataforma tem seus benefícios e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade do cliente

Além das plataformas existem a Lojas Virtuais programadas do zero, que permitem uma customização maior além de uma estrutura mais robusta e personalizada. Lojas virtuais desse tipo lhe dão uma leque mais de opções, porém o custo de desenvolvimento é consideravelmente bem acima de uma plataforma.

Outros tipos de site

Além dos sites institucionais e Lojas virtuais existem outros tipos de sites que podem ser desenvolvidos como: Classificados, Portal de Noticias, Blog, Canal de Videos, Jogos, Redes Sociais e etc.

Manutenção e Hospedagem

Criação de Conteúdo

Ferramentas de Divulgação

Deixe uma resposta